quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Reestruturação do Blog

Pessoal...
O prof Douglas está querendo dar um uso mais dinâmico e informativo ao blog. Para poder ajudá-lo, ele me colocou como editora... Por isso vocês vão ver esse site ser editado várias vezes, até que ele fique pelo menos próximo daquilo que desejamos... Desculpem o transtorno.. e acompanhem as novidades.

Bjs a todos!

Método QAE_hab


Membros: Prof. Dr. Douglas Queiroz Brandão (Coordenador, UFMT); Arq. Kátia Alves Barcelos (Coordenador UFMT/PPGEEA); Arq. Louise Logsdon (Coordenador, UFSC); Arq. Marcele Ariane Lopes (UFMT/PPGEEA); Arq. Edivanete Márcia Nogueira (UFMT/PPGEEA); Arq. Henri André Siqueira e Souza, (UFMT/PPGEEA); Aluno Jonny Willian Jesus Rocha (UFMT/PIBIC).

O projeto teve como objetivo desenvolver um método de avaliação da qualidade de arranjos espaciais de apartamentos, verificando na literatura especializada as variáveis ou atributos mais relevantes. Foram escolhidas as principais variáveis para análise e avaliação dos projetos, utilizando atributos inseridos tanto na perspectiva do usuário final (conforto e funcionalidade) como na do construtor (racionalização construtiva e economia). Na primeira etapa da pesquisa, as diversas variáveis foram agrupadas. Para cada variável foi definido o método específico de obtenção dos dados, sua análise e os parâmetros de referência que podem ser os da literatura ou propostos pela própria pesquisa. Posteriormente, o projeto foi dividido em duas etapas: uma para a avaliação de projetos habitacionais de apartamentos, e outra para a avaliação de projetos de HIS.

O Bairro Popular em Cuiabá: as habitações da Fundação Casa Popular e as transformações urbanísticas recentes


Situado na Região Oeste de Cuiabá, o Bairro Popular teve sua origem no início da década de 1950, com a construção do Conjunto Habitacional Popular, que foi o primeiro conjunto habitacional de Mato Grosso, executado através de recursos da Fundação Casa Popular (FCP). A qualidade das casas e sua tipologia arquitetônica motivaram a permanência dos moradores por décadas na região. No princípio era considerado longe do centro, mas com o crescimento acelerado da cidade, em pouco tempo o bairro foi envolvido pela estruturação intra-urbana do município, adquirindo localização privilegiada. Assim, a partir da década de 1980 iniciaram-se as especulações imobiliárias, e o uso e a ocupação do solo do bairro Popular foram sendo transformados. Problemas urbanos e ambientais surgiram na região devido ao adensamento propiciado pela implantação de edifícios residenciais e, também, pela implantação de novos usos, principalmente o de bares e restaurantes, ocorridos nos últimos anos. Este trabalho descreve a maneira como essas transformações têm influenciado na vida dos moradores do bairro. Mostra como a Prefeitura de Cuiabá tem agido mais recentemente com relação às mudanças citadas. O artigo apresenta, ainda, algumas críticas e propostas que podem ser feitas para este setor da cidade.

Artigo completo, publicado recentemente no CHIS 2010. Autores: Douglas Brandão, Louise Logsdon, José Afonso Portocarrero, Gisele Carignani e Amay Porto. Para download, clicar no título do post.