sexta-feira, 16 de abril de 2010

Um teto para meu País

Trata-se de uma ONG que realiza planos de educação, saúde, jurídico, capacitação profissional, etc., junto à comunidades carentes, além da construção, em regime de mutirão, de casas emergenciais. Estavam presentes na Feicon. As casas emergenciais são feitas de painéis de madeira, montados através de mutirões, sobre estrutura de palafitas. Muito válido, porém, com muita coisa a evoluir, na minha opinião. As casas são na verdade apenas um cômodo, (quarto, cozinha, sala, sem banheiro!!!), com cobertura em duas águas utilizando telhas de fibrocimento. Não existe instalação de água e esgoto e as madeiras dos painéis são compradas de madeireiras.

Para saber mais -> http://www.untechoparamipais.org

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Estatuto da Cidade Comentado

Com o objetivo de divulgar amplamente o Estatuto da Cidade em diversos países, a Aliança de Cidades e o Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Programas Urbanos e com a participação de diversos colaboradores, elaboraram a publicação "O Estatuto da Cidade Comentado". O livro aborda o conteúdo da Lei nº 10.257/01, com comentários feitos pela equipe da Secretaria Nacional de Programas Urbanos.
Também relata o processo de construção deste marco urbanístico, jurídico e social para a gestão da política urbana no Brasil, incorporando as diversas visões da sociedade. Para tanto, conta com textos de Ermínia Maricato, Evaniza Rodrigues, Benedito Roberto Barbosa, Mário Reali, Sérgio Alli, Edesio Fernandes e José Roberto Bassul.
O livro foi lançado no V Fórum Urbano Mundial e traduzido para os idiomas inglês e espanhol. A publicação pode ser acessada pelos sites do Ministério das Cidades e da Aliança de Cidades e em breve serão produzidos exemplares impressos.

link para download: http://www.cidades.gov.br/secretarias-nacionais/programas-urbanos/biblioteca/plano-diretor/publicacoes-institucionais/o-estatuto-da-cidade-comentado/portugues/O%20Estatuto%20da%20Cidade%20comentado.pdf