sexta-feira, 23 de julho de 2010

Se envolver ou se comprometer?

Nesta semana ouvi de um amigo dois comentários simples mas de valor. Creio que vale a pena compartilhar. Nada de novo.

UM. O primeiro fala da diferença entre estar envolvido e estar comprometido. Envolver-se talvez seja melhor do que não fazer nada, mas não é como comprometer-se. Comprometimento é o envolvimento legítimo, com atitude, vontade, ausência de preguiça, trabalho, dedicação e se traduz em resultados. Não é suficiente só fazer parte em muitos casos. Pode dar certo nos casos em que não se quer namorar prá valer, então a idéia é "ficar" aqui, "ficar" ali. Cada um que veja o que é melhor. Voltando ao mundo profissional, da ciência e da engenharia, chega uma hora em que só "ficar" não resolve. Lembrando que começaram as campanhas eleitorais: os políticos, sim, são "envolvidos". Comprometidos também, mas com outros interesses.

Nosso programa de mestrado é um caso de necessário e verdadeiro comprometimento. Caso contrário, a CAPES pode fechar o curso. Aqui sim, não adianta só ficar no envolvimento. Bons mestrandos só terminam sua dissertação e têm bom resultado final se fizerem mais do que somente se envolver. E, assim por diante.

DOIS. O segundo comentário é sobre perder peso. Quando se "perde", existe a possibilidade de "achar", ter de volta o que foi perdido. Então, se o objetivo é emagrecer e não mais engordar, melhor usar o verbo "eliminar" peso.

Viram? Nada de novo. Bom fim de semana.

Nenhum comentário: